Você está visualizando atualmente Quanto ganha um Consultor de PEMD?

Quanto ganha um Consultor de PEMD?

É muito comum se perguntar: “Quanto ganha um Consultor?” e, agora, vou te contar sobre o potencial de vender um dos principais produtos de Consultoria – o Planejamento Estratégico

Todo Consultor, antes de ingressar no Mercado de Consultoria, já buscou por qual poderá ser seu “salário” ou faturamento.

Esta dúvida é muito mais recorrente entre os Consultores que pretendem trabalhar com PEMD (Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital), já que ainda é considerado uma novidade em alguns mercados e com demanda sempre crescente.

Uma das questões que sempre gosto de ressaltar, é que a resposta para quase tudo sempre dependerá de diversos fatores, como a sua Metodologia, sua autoridade, seus clientes e prospects etc. Essa abrangência é ainda maior em relação ao PEMD.

Primeiro de tudo: a margem sempre será muito alta

Independente de quanto ganha um consultor em sua área específica de atuação, posso garantir que, apesar das muitas similaridades, não existem respostas 100% concretas quando analisamos o mercado num contexto geral.  Independente do tipo de cliente e do seu posicionamento, os valores do PEMD sempre terão uma margem de lucro muito grande.

Tenho como exemplo os meus alunos: muitos deles trabalham em cidades pequenas, com profissionais liberais, pequenas e microempresas etc. O contexto deles é muito diferente do meu, que auto com foco em multinacionais e em projetos multipaíses.

Já vi consultores que cobraram quatro, cinco mil reais pelo Planejamento Estratégico – e também sei de muitos casos em que o PEMD custou próximo a um milhão de reais. 

Uma das razões para as boas margens é porque este trabalho é, em primeiro lugar, intelectual. Logo, por si mesmo já é mais valorizado, comparativamente a atividades operacionais, que não oferecem grandes dificuldades ou barreiras de entrada

A mentalidade e a cultura da empresa

Como seu cliente/prospect encara o Marketing? O que ele acha que é Marketing? Qual importância dá a essa área?

A mentalidade da empresa que você vai atender irá afetar o preço de sua consultoria. Então, não há como deduzir que uma grande empresa irá sempre pagar mais, ou que vai compreender melhor a importância do Planejamento Estratégico.

Vamos supor que você irá trabalhar para uma usina que faz chapas de aço que serão beneficiada posteriormente por uma outra empresa. O responsável pelo fabricante da chapa pode ter pouco contato com Marketing – e talvez precise até menos do que outras companhias que estão inseridas em mercados mais competitivos. 

Resumindo: mesmo que a empresa seja grande, a maturidade, a cultura dela, como ela está posicionada no mercado em que atua etc., são algumas das variáveis que irão influenciar o valor do PEMD.

Seu posicionamento enquanto Consultor

O posicionamento vai afetar muito quanto você cobra e a sua margem. 

Se o seu posicionamento for mais “premium”, uma boutique de Consultoria, por exemplo, é natural que o seu preço e sua margem sejam maiores.

Agora, se você trabalha muito com foco tático, um trabalho mais “braçal”, o valor do seu Planejamento será mais reduzido – para poder ganhar na parte de colocar a mão na massa. 

Outra coisa a se atentar, é o preço cobrado por seus concorrentes. Obviamente, o Consultor só tem a perder quando não tem um preço alinhado ao mercado e às necessidades do cliente.  

Por exemplo, não é cabível cobrar dez mil reais pelo Planejamento de uma empresa se ela só tiver três mil para pagar. Com certeza, o gerente vai procurar por serviços mais condizentes com o orçamento da empresa – o que é natural – e você sairá perdendo

O que irá afetar os seus custos

Este tópico é muito interessante para quem trabalha – ou se interessa em trabalhar – particularmente com pequenas e microempresas.

Os custos de um Consultor, principalmente no momento do Diagnóstico Estratégico, são bem elevados. Você vai precisar de ferramentas, vai passar um certo tempo analisando e investigando a empresa para depois trabalhar com a parte tática, que é a mais tranquila de todo o processo. 

Então, quando trabalhar para microempresas, microempreendedores, lembre-se de dar o devido valor ao seu esforço para cada determinada etapa do PEMD. Por exemplo, se o Diagnóstico demanda mais do seu tempo, a lógica é que você cobre mais pelo valor dele.

Muitas vezes a etapa do Diagnóstico pode ser simplificada. É claro que, quanto mais você tiver de tempo, orçamento e experiência, melhor e mais sofisticado será o Planejamento – o que o torna, logicamente, mais caro. 

Outros serviços

O Planejamento Estratégico de Marketing costuma demandar outros serviços: eventualmente, o cliente terá que colocar em prática as suas sugestões – e ele vai precisar de você para isso. Nesses casos, principalmente em empresas menores, o PEMD pode ser encarado como um investimento. Ah! Para ajudá-lo, preparei um ebook gratuito, em que trato do Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital, utilizando a metodologia PEMD.

Clique aqui para ter acesso gratuito!

O PEMD, entretanto, não é focado exclusivamente nas grandes empresas. Meus alunos têm aplicado com sucesso em micro, pequenas, médias e junto a empreendedores ou profissionais liberais. 

Como o PEMD é um produto fechado (tem etapas, é previsível, mensurável), não é tão difícil vendê-lo, mas sempre venda “casadamente” com horas de consultoria. Então, mesmo que você faça um trabalho mais rápido inicialmente, ainda assim você irá equilibrar seu faturamento com os desdobramentos do Planejamento Estratégico de Marketing.

No momento da implementação das ações sugeridas, a empresa poderá contar com um pacote de horas.

 

Gostou das orientações? Espero que este conteúdo te ajude a encontrar uma forma eficiente e segura de vender o Planejamento Estratégico de Marketing. Recomendo que estude mais sobre o PEMD com diversos artigos e vídeos que já publiquei.

Caso queira compartilhar sua opinião, não hesite em entrar em contato comigo através dos meus perfis nas redes sociais (LinkedinFacebook e Instagram) ou pelo meu formulário de contato no Blog.

Estarei à sua disposição para o que precisar!

Deixe um comentário