Consultor empresarial: como chegar às grandes empresas?

Consultor empresarial: como chegar às grandes empresas?

Quero chegar às grandes empresas e nunca consigo. O que fazer?

Estou cansado de aplicar os tradicionais funis de conversão e não ter resultados.

Faço tudo o que os gurus indicam e não chego a lugar algum…

Não é segredo para ninguém que as grandes empresas são o objetivo de muitos consultores empresariais. Ao mesmo tempo, chegar até elas costuma ser um grande dilema para quem atua no mercado de consultoria.

Preciso te dizer: o que menos falta na internet são gurus espalhando dicas e fórmulas de sucesso para você conquistar 100 mil reais por cliente. E eu tenho recebido muitos comentários de consultores que estão cansados e decepcionados por já terem tentado aprender e aplicar as famosas metodologias de prospecção. Entretanto, como você também já deve ter ouvido, são abordagens que não geram o resultado esperado: contratos com empresas de grande porte.

Pensando nisso, nasceu este post. Se você faz parte desse time que já não aguenta mais fazer o que todo mundo por aí diz que tem que ser feito — mas que não tem te levado a lugar algum — e/ou se você tem como foco chegar às grandes empresas, dê uma conferida neste material!

Fórmulas genéricas funcionam?

Não quero dizer que, necessariamente, os tais “funis de conversão” não funcionam. Há casos em que, talvez, possam até gerar algum resultado. Entretanto, o ponto é: muito dificilmente você chegará a grandes empresas por meio desse tipo de estratégia. As grandes pedem outras abordagens de prospecção.

O mercado de consultoria para negócios de grande porte tem características bastante específicas:

  1. Preço não é problema
  2. Qualidade é pré-requisito
  3. O cliente precisa se sentir seguro
  4. Discursos genéricos, enlatados, afastam as grandes

Dessa maneira, é raro ver grandes empresas abrindo e-mail de desconhecidos, caindo em funis de vendas com conteúdo “mais do mesmo”, ou clicando em ads de fornecedores.

É importante ressaltar que essas metodologias genéricas, quando muito, tendem a ser mais eficientes com empresas de menor porte, que não se importam de receber prospecções de contatos frios e que vão lá no Google a buscar “consultoria de…”.

Mas para você, que objetiva negócios grandes, mais desafiadores e com (muito!) melhores remunerações, o caminho definitivamente não é esse. Não se iluda: os templates genéricos de funis de conversão não te levarão ao seu objetivo!

Então, como chegar às grandes empresas?

Neste ponto, você já sabe que grandes empresas procuram por consultores de alto nível, e acessá-las requer técnicas diferenciadas.

Mas o que você dificilmente encontrará é a informação de que há dois pilares importantes para alcançar os melhores clientes: se você quiser atingir grandes empresas, é necessário investir em posicionamento e em networking.

Posicionamento

Uma maneira muito eficiente de se posicionar como consultor empresarial é lançando mão de conteúdos qualificados, robustos e focados em quem você quer atingir. É importante ter em mente que o caráter criterioso desse mercado pede que o seu posicionamento seja de alto nível; só assim será possível chamar a atenção de grandes empresas.

Se esse é o seu objetivo, não adianta dissertar sobre amenidades na internet, ou abordar questões genéricas e amplas demais. Muito menos focar em questões táticas ou operacionais.

É preciso construir uma solidez muito forte para que você consiga captar a atenção das melhores organizações.

O ambiente digital permite que você explore o mercado de maneira bastante interessante, já que é possível utilizá-lo como uma plataforma para você se posicionar como uma figura relevante. Por exemplo, o LinkedIn e o YouTube — desde que com qualidade e robustez —, podem ser espaços muito produtivos para desenvolver seu posicionamento como um consultor empresarial de peso.

Networking

Quase todos os meus clientes chegam até a minha Consultoria por meio do boca-a-boca. Outros clientes, satisfeitos com o meu trabalho, me indicam, ou então alunos que convidam seus colegas ou passam informações a meu respeito para a empresa onde eles trabalham. Alguns clientes chegaram a mim após me ver em um evento e trocarmos umas palavras.

O networking é, com certeza, a abordagem mais produtiva: conte com pessoas que conhecem o seu trabalho, já ouviram falar de você e, por conta disso, plantarão a semente nos círculos onde estão.

Em resumo, chegar às grandes empresas é um objetivo perfeitamente possível, desde que se saibam os caminhos para chegar até lá. É muito importante, além do senso crítico, uma boa orientação para indicar quais técnicas e metodologias são eficientes e quais não passam de conselhos infundados. Minha recomendação: solidez, reputação, autoridade, acima de tudo, cultivar um bom networking.

Se seu foco está nos contratos com grandes empresas, não há como fugir destes pontos.

Se você ficou com alguma dúvida, me procure nas redes sociais (Linkedin, YouTube e Instagram). Deixe seu comentário ou me envie uma mensagem, estou à disposição para te ajudar!