Você está visualizando atualmente Como aumentar suas chances de vender Planejamento Estratégico de Marketing

Como aumentar suas chances de vender Planejamento Estratégico de Marketing

O que posso fazer para ter mais sucesso na hora de vender Planejamento Estratégico de Marketing para prospects e clientes?

Você, provavelmente, conhece essa frase de Lewis Carroll, autor do clássico Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”

Como vender Planejamento Estratégico de Marketing
Filme “Alice no País das Maravilhas” (2010) de Tim Burton

 

Muitas situações cabem nessa frase. Certamente, irá perceber várias “Alices” em seus clientes, perdidas, sem saber exatamente o que querem. Isso é normal. Por isso, em todo processo de venda de um Planejamento Estratégico de Marketing, é importante ter bases bem fundamentadas e, mais ainda, um olhar à frente

É claro que existem questões – como as relacionadas ao mercado imprevisível, ao grande fluxo de informações e à competitividade intensa – que nos levam a pensar que o sucesso só é adquirido por meio da prática.

Em raros casos pode-se dizer que sim, mas, na maioria deles, não há outra hipótese: o sucesso é a combinação de estudos, aprimoramento e a atitude do consultor na venda de qualquer de seus serviços. “Prática” é a forma como o conhecimento se manifesta.

Pensando nisso, eu trouxe três fatores que podem te ajudar a ter mais sucesso na hora de vender o Planejamento Estratégico de Marketing. São conselhos baseados na minha visão, empírica e acadêmica, construída ao longo dos 20 anos em que atuo no mercado, 12 deles lecionando, vendendo e aprimorando a metodologia PEMD (Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital), de minha autoria.

Tenha uma Metodologia

Se você acompanha meus conteúdos, já deve ter percebido o quanto eu valorizo o embasamento teórico como claro diferencial competitivo.

Vender Planejamento Estratégico de Marketing não é nada fácil e, ao longo da minha carreira, percebi que conhecer bem a Metodologia usada é algo que diferencia o Consultor e seus serviços.

A Metodologia é o núcleo do Planejamento Estratégico de Marketing; é o centro de seu produto. Quanto mais sólidos e robustos são os seus métodos – e seus conhecimentos sobre eles – mais segurança você irá transparecer em seus trabalhos.

Isso se aplica a qualquer metodologia que você irá utilizar, pode ser a sua própria ou a de outro profissional/acadêmico. Você pode basear o seu trabalho na minha Metodologia, a do PEMD (Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital), já aplicada, com muito sucesso, em trabalhos para multinacionais, como a Toyota, EDP, Ericsson, British Council e a NFL, por exemplo.

Para ajudá-lo, preparei um ebook gratuito, em que trato do Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital, utilizando a metodologia PEMD.

Clique aqui para ter acesso gratuito!

O PEMD, entretanto, não é focado exclusivamente nas grandes empresas. Meus alunos têm aplicado com sucesso em micro, pequenas, médias e junto a empreendedores ou profissionais liberais. 

Seja didático

Vamos assumir que você seguiu meu primeiro conselho e agora está 100% seguro com a sua metodologia. Conhece todas as suas facetas, etapas, os pontos a serem melhorados e suas aplicações. 

Contudo, há uma coisa que você não pode esquecer: o cliente, provavelmente, não sabe tanto quanto você e terá dúvidas e objeções na hora de decidir pelo PEMD.

Por isso, é importante ser didático com o cliente desde o primeiro contato.

A didática é uma grande aliada do consultor em diversos sentidos, pois demonstra credibilidade, segurança, confiança e, ainda, tranquiliza o cliente, por mais desesperado que ele esteja.

Para todas as fases do seu trabalho, é interessante que você deixe bem elucidadas as respostas a essas perguntas:

didatica-cliente

O sucesso na negociação é muito mais garantido quando consultor e cliente estão alinhados e a didática é um fator crucial na construção dessa relação e no processo de contratação da Consultoria.

Embale o PEMD como um Produto Fechado

NUNCA venda o PEMD baseado em horas!

Se você conhece bem a sua Metodologia não será difícil estabelecer detalhes das atividades demandadas, o tempo que cada uma leva e, portanto, estabelecer um preço para cada fase separadamente.

Se ainda não conhece a diferença dos serviços de consultoria (Produto Fechado x Horas), explico tudo aqui.

Ter essa previsão é bom tanto para você quanto para o cliente: para você, já que te oferece mais segurança para trabalhar sem a limitação das horas compradas, e para o cliente, que pode se planejar de forma mais consciente e tranquila.

Gostou das orientações? Espero que este conteúdo te ajude a encontrar uma forma eficiente e segura de vender Planejamento Estratégico de Marketing

Caso queira compartilhar sua opinião, não hesite em entrar em contato comigo através dos meus perfis nas redes sociais (LinkedinFacebook e Instagram) ou pelo meu formulário de contato no Blog.

Estarei à sua disposição para o que precisar!

Este post tem um comentário

Deixe um comentário