Você está visualizando atualmente Vantagens e Desvantagens de ser Consultor

Vantagens e Desvantagens de ser Consultor

Você saberia dizer quais são as principais vantagens e desvantagens de ser consultor? Para você, o que é o mais sedutor nessa carreira? Se ainda não é consultor, o que mais lhe atrai?

É muito comum me perguntarem sobre a carreira de consultoria.

Muitos pensam que é só glamour, viagens maravilhosas, trabalhar quando quiser, ser bem pago… parte disso pode ser verdade mas, como tudo na vida, há prós e contras.

Como em quase qualquer parte em nossa vida profissional ou pessoal, a resposta certa sempre é… depende!

Nesse vídeo falo sobre as vantagens e desvantagens de ser consultor e compartilho o que, na minha visão, são os pontos que mais valorizo e os que menos gosto.

Sou muito feliz em ter investido nessa carreira e o que é bom ou ruim irá depender dos seus objetivos e do momento profissional em que está, entre outros fatores. No meu caso, como é natural, a forma como enxergo a vida de consultor mudou desde que decidi empreender na área, em 2008.

De todo modo, acredito que o vídeo o ajudará a refletir melhor sobre o seu caminho na carreira de consultoria.

Principais Vantagens e Desvantagens

Ao longo da carreira e com o depoimento de algumas dezenas de alunos formados em meus programas de Formação de Consultores consegui identificar alguns elementos que aparecem sistematicamente nos testemunhos:Tabela comparativa - Vantagens e Desvantagens de ser Consultor - Nino Carvalho

Naturalmente, alguns destes prós e contras eu trato no vídeo.

Entretanto, o importante aqui é que você, independentemente de você já ser consultor ou estar a iniciar a carreira de consultoria, dedique um tempo a refletir bem sobre as potenciais vantagens e desvantagens para avaliar o quão relevante é este caminho no seu caso específico.

Portanto, listo a seguir alguns pontos que o ajudarão a pensar sobre as vantagens e desvantagens sob um prisma mais particular:

  • Seus objetivos – o que você deseja ao buscar empreender na carreira de consultoria
    .
  • Seu perfil – suas características e preferências pessoais e profissionais. Ou seja, é alguém que trabalha melhor à noite? Prefere estar junto de outros ou só? É mais ou menos propenso a riscos? Entre outras questões relevantes.
    .
  • Elos pessoais – ser solteiro ou casado com filhos faz muita diferença na dinâmica que conseguirá imprimir na consultoria. Já falei sobre o impacto da família na vida do consultor aqui.
    .
  • Momento da carreira – o momento em que se encontra em sua carreira irá impactar não apenas no cotidiano de suas atividades, mas também nas principais decisões que irá tomar (desde investimentos até contratações ou na seleção de clientes).

Você entenderá um pouco de como estes pontos negativos e positivos poderão impactar, na prática, seu dia a dia como consultor no meu depoimento no vídeo.

Você também irá gostar destes posts/vídeos

Este post tem um comentário

Deixe um comentário