Você está visualizando atualmente O que é e quem pode ser Consultor

O que é e quem pode ser Consultor

Você pode estar querendo entrar na carreira de consultoria, ou mesmo já ser consultor. Entretanto, será que você saberia dizer exatamente o que é e quem pode ser consultor?

Há uma crença compartilhada de que qualquer um pode ser consultor. É comum acreditar que basta ter um bom conhecimento prático em determinada área e pronto! Você já pode atuar com consultoria.

A verdade está bem distante disso.

Nesse post, falarei brevemente sobre quem é o consultor, bem como o que compreende o trabalho de consultoria. No vídeo complementar, discorro sobre o tema em mais detalhes.

 

COMPRE o livro Metodologia PEMD: Planejamento de Marketing na Era Digital (Nino Carvalho, 2023)
Livro Metodologia PEMD: Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital (Nino Carvalho, 2023)

O que é um Consultor

De forma resumida e direta, o consultor é um profissional experiente em sua área de atuação. Além disso, há duas características essenciais para um consultor bem-sucedido:

Agente Externo
Por definição, o consultor deve ser um agente externo à organização. Ou seja, não é viável excercer a atividade de consultoria se você estiver dentro da empresa (seja como parte do quadro de funcionários, seja como um consultor que está lá no cliente, fisicamente ao seu lado).

Para ter a capacidade de discernimento e isenção -o que será vital à sua profissão-, o consultor não pode estar imerso no dia-a-dia do cliente. É preciso ter distanciamento das atividades da empresa para conseguir cumprir com o papel esperado do consultor.

Conselhos e Orientações
O consultor não é aquele que “coloca a mão na massa”. O papel do consultor é prover conselhos e orientações; guias norteadores para o cliente conduzir suas atividades. Esse aconselhamento pode ser focado na estratégia, gestão, táticas ou mesmo em questões operacionais.

Independente do foco de seus conselhos, a função do consultor é sempre a de orientar, não a de executar.

Quem pode ser Consultor

Agora que você sabe o que é esse profissional que excerce a carreira de consultoria, vamos refletir sobre quem pode ser o consultor.

Desde logo é importante deixar claro – não é qualquer um que pode ser consultor.

E também não é nada fácil ter sucesso na área.

Para ser um consultor de sucesso é importante que você acumule três competências essenciais:

  • Técnicas – seu conhecimento prático, empírico, dentro de sua área de atuação
  • Relacionais – sua capacidade de criar e nutrir relacionamentos, bem como ter empatia
  • Conceituais – sua fundamentação teórica, que o ajudará a enxergar diferentes soluções face aos problemas do cliente

Listei as competências acima por ordem de prioridade.

As Técnicas são as menos impactantes (normalmente similar entre consultores concorrentes e também mais fáceis de adiquirir), depois as Relacionais (mais difíceis para quem não tem já essas habilidades em sua vida pessoal e/ou profissional) e, por fim, as Competências Conceituais (quanto mais você estudar, mais irá se distanciar da massa de “mais do mesmo” que há no mercado).

No vídeo abaixo, entro mais em detalhes sobre O que é e quem pode ser Consultor:


 

Você também poderá gostar de:

Este post tem um comentário

Deixe um comentário