10 Livros que todo Consultor deveria ler

10 Livros que todo Consultor deveria ler

O mercado passa por uma crise intelectual: muitos sabem fazer alguma coisa, mas poucos sabem, de fato, exatamente o que estão fazendo. Aqui estão alguns livros que vão ampliar seus conhecimentos e refinar o seu olhar para o mercado de Consultoria e Marketing.

 

Há mais de 20 anos inserido no mercado, posso afirmar que o que menos falta na Consultoria e no Marketing são as fórmulas rápidas e mágicas – mas raramente fundamentadas- de sucesso. 

Estamos numa sociedade cada vez mais imediatista e com um rápido fluxo de informações. O mercado é cada vez mais dinâmico, instável, imprevisível.

Portanto, é natural nos sentirmos pressionados para alcançar grandes resultados de maneira incrivelmente rápida – o que, infelizmente, coloca a “paciência” para os estudos em um patamar menos urgente.

O problema é justamente esse: o estudo e o aprimoramento deveriam estar entre as prioridades de qualquer profissional; certamente os de Consultoria ou de Marketing, mas muitas vezes perde-se espaço para as literaturas esotéricas ou de autoajuda.

Pensando nisso, resolvi listar para você os mesmos livros que costumo indicar para os meus alunos da Formação de Consultores.

Cada uma das 10 recomendações contém explicações, histórias  e dicas valiosas para quem deseja ser um Consultor de sucesso. Vamos aos livros:

1 – Criar Modelos de Negócio

criar-modelos-de-negocioDe autoria de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, trata do Modelo de Negócios Canvas. Independente da área que for atuar, muito provavelmente, o Consultor terá que auxiliar na criação do modelo de negócios de seu cliente. É importante ter como solução o Canvas, principalmente como ferramenta a ser aplicada em companhias de menor porte ou em startups. 

 

2 – Planos de Marketing

planos-de-marketingFalando em Planejamento Estratégico, e aí especificamente focado em Marketing, temos o livro “Planos de Marketing”, de Malcolm Mcdonald – considerado o pai do Planejamento de Marketing moderno. Aqui, o leitor encontra muita teoria e metodologia, realmente um livro bastante completo.

 

 

3 – Strategic Marketing Planning

strategic-marketing-planningNa mesma linha da obra anterior, indico esse livro de Gilligan e Wilson. Para os Consultores focados em Planejamento Estratégico de Marketing, é uma leitura essencial e certamente foi por esse livro que me desenvolvi e me apaixonei pelo tema. Esta é uma das minhas referências para a criação do PEMD, a metodologia que vendo e aplico em quase 100% de meus próprios clientes.

 

4 – O Essencial

o-essencialEsse livro é o primeiro, de quinze livros, da coleção Harvard Business Review e é dedicado à gestão em geral. Para quem deseja atuar como um Consultor empresarial, coloque-o na sua lista. São artigos que fizeram sucesso e marcaram a história das publicações da Harvard Business Review.

 

 

5 – Não me faça pensar

nao-me-faca-pensarDe Steve Krug e, talvez, o mais técnico da lista dos 10 livros que todo Consultor deveria ler. Apesar de tratar mais a respeito da internet, a obra mostra como as pessoas pensam, interagem e se comportam no meio digital. Além disso, aborda quais são os mínimos caminhos a serem seguidos para conseguir se relacionar e se comunicar com os diversos públicos, clientes ou prospects que estão no ambiente online.

 

6 – Simply Marketing Communications

simply-marketing-communicationsTodo Consultor irá precisar de competências em Comunicação, e aqui está uma excelente fonte. Chris Fill, britânico, assina esse livro, que me serviu de base quando fiz minha Pós em Strategic Marketing no Chartered Institute of Marketing, No Reino Unido. É uma obra que oferece uma visão geral e traz conceitos mais estruturais da Comunicação de Marketing.

 

7 – Reposicionamento

reposicionamentoJack Trout, um ícone do Marketing, aborda o tema reposicionamento e tudo o que envolve concorrência, mercado saturado e estratégia. Recomendo que, ainda que seu foco não seja em reposicionar a sua marca ou a do seu cliente, leia o livro e pode até começar pelo “Posicionamento”, livro do mesmo autor. 

 

 

8 – Fundamentos do Comportamento Organizacional

fundamentos-do-comportamento-organizacionalEsse livro eu considero extremamente importante, independente da sua área de atuação, pois mostra como as pessoas “funcionam” dentro da organização, nos seus comportamentos como indivíduos ou em grupo. Fala, também, um pouco da dinâmica das organizações. O autor chama-se Stephen Robbins.

 

 

9 – Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente

marketing-de-servicos-a-empresa-com-foco-no-clienteEsse livro, de ZeithamlBritner e Gremler, já foi mencionado por mim como dica de leitura diversas vezes. O considero um dos principais livros direcionados aos Consultores, pois irá ajudá-lo, justamente, a gerenciar as suas tarefas e seus serviços de consultoria – da concepção à entrega e gestão do projeto.

 

 

10 – Marketing Theory

marketing-theoryTrata-se de um livro mais avançado de Marketing. O Baker, um dos autores, é um renomado teórico moderno da área. A obra vai além das abordagens comuns e te posiciona em um patamar mais elevado em Marketing.
A obra traz abordagens históricas importantíssimas, críticas diversas a, por exemplo, o Marketing de produtos, à escola americana de Marketing, ao Mix de Marketing (4Ps). Para quem busca uma visão mais profunda e gosta de Marketing, vai se deliciar com esse livro!  

 

Gostou das indicações? Espero que este artigo e vídeo tenham te ajudado a nortear seus estudos e te inspire a procurar cada vez mais pelo conhecimento de qualidade.

Caso queira compartilhar sua opinião sobre os livros indicados ou falar sobre outros assuntos, não hesite em entrar em contato comigo pelos meus perfis nas redes sociais (LinkedinFacebook e Instagram), ou pelo meu formulário de contato no Blog.