Os serviços de Consultoria de Marketing mais comprados pelas empresas

Os serviços de Consultoria de Marketing mais comprados pelas empresas

Quais são as demandas mais comuns das empresas quando elas contratam uma Consultoria de Marketing? O que elas esperam de um Consultor de Marketing?

A Consultoria é um serviço – e, como tal, pode ser adaptada de diversas maneiras e trazer diferentes resultados.

Na Consultoria de Marketing, como em qualquer serviço, existem algumas atividades e demandas que são mais comuns, mais praticadas e/ou mais compradas.

Já atuando há duas décadas no mercado de Marketing (como executivo, agência, professor ou consultor), elenquei quais são os serviços de Consultoria de Marketing mais comprados por empresas públicas e privadas, independente de seu porte ou segmento de atuação. 

No vídeo abaixo e neste artigo, aponto os três serviços principais:

1. Equipes e Fornecedores de Marketing

Esta é uma demanda que já é esperada pelos Consultores mais experientes e não poderia ficar de fora da lista: montar equipes, reestruturar, contratar ou demitir pessoas, desenhar/sugerir programas de capacitação, auditar fornecedores, processo de concorrência/licitação…

Muito provavelmente o cliente irá te pedir orientações para assegurar o andamento correto do Marketing da empresa

Independente se a equipe/estrutura de Marketing seja interna à empresa ou um fornecedor externo – como agências e freelancers, por exemplo -, você terá, em algum momento, que “fazer” o Marketing funcionar. 

Portanto, é extremamente necessário que o Consultor de Marketing já tenha esta “carta” na manga e se prepare para revisar a estrutura de Marketing da organização – seja com capacitações, contratando novos funcionários (ou demitindo), com a reorganização de tarefas e posições, ou até mesmo auditando e contratando fornecedores.

 

2. O Planejamento Estratégico de Marketing (ou de Marketing Digital)

Esta demanda é uma das mais óbvias – e uma das que eu mais gosto de abordar nos meus conteúdos: você pode acessar artigos aqui e uma playlist do Youtube está aqui.

As empresas, em geral, irão demandar o que faz sentido para elas (“fazer um ecommerce” ou “bombar o Digital”). Entretanto, em perto de 100% dos casos o que eles realmente querem é melhorar seus resultados financeiros, e o que precisam quase sempre é de um Planejamento Estratégico. 

Por isso, na maioria dos momentos, deve partir de você a sugestão de se fazer um Planejamento Estratégico de Marketing – e o cliente tende a compreender e receber muito bem a recomendação e, muito provavelmente, irá aceitar o caminho que o consultor está a propor.

Esta é a principal demanda nas Consultorias de Marketing. De longe…

Portanto, é essencial que você tenha uma metodologia sólida, eficaz e muito bem fundamentada, para não correr eventuais riscos e reproduzir conteúdos de gurus de Marketing.

A metodologia que desenvolvi há doze anos, e que venho aprimorando, lecionando e aplicando em meus cursos e meus clientes (NFL, Toyota, EDP, Ericsson, MPF, FNDE, entre tantas outras), é a Metodologia PEMD: Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital.

Tem um vídeo que resume o PEMD, aqui. E também já dei orientações sobre como se tornar um Consultor de Planejamento Estratégico de Marketing, aqui.

 

3. Os conselhos do Consultor

Potencializado pelas consequências nos negócios causadas pela pandemia, muitos clientes têm demandado aquilo que eu considero o princípio mais puro da consultoria: prover conselhos.

O momento atual traz mais receio para todos, inclusive para as empresas. Isso abriu um espaço novo entre os serviços mais comprados: as consultorias “relâmpago”.

Esse tipo de abordagem evita a contratação de Consultorias mais caras e mais longas. Os contratantes estão optando por pedir conselhos para tomadas de decisão específicas, pontuais, rápidas.

Com isso, uma nova demanda ressurge: o Consultor passa um breve período (seja umas poucas horas ou um, dois dias) e faz um serviço “mais rápido e pontual” de Consultoria, focado em uma problemática específica da empresa.

Ao trabalhar nesse formato, o consultor irá cobrar por dia (ex.: mil reais por dia) ou mesmo por hora (3h, para uma simples reunião com os gestores de Marketing, por exemplo).

Uma ressalva – este tipo de serviço (desvendar, discutir e, principalmente, solucionar um problema específico da organização em um curtíssimo espaço de tempo) requer mais experiência, background teórico e empírico mais vastos. 

 

Gostou do tema? Espero que esse artigo tenha ajudado e te inspire a oferecer, cada vez mais, um serviço de qualidade, contribuindo para o seu crescimento no mercado de Consultoria e Marketing. Caso queira compartilhar sua opinião ou falar sobre outros assuntos, não hesite em entrar em contato comigo pelos meus perfis nas redes sociais (LinkedinFacebook e Instagram), ou pelo meu formulário de contato no Blog. Estarei à disposição para lhe ouvir e ajudar!

Deixe uma resposta