Você está visualizando atualmente Como demonstrar credibilidade em Consultoria sem experiência?

Como demonstrar credibilidade em Consultoria sem experiência?

Quer demonstrar credibilidade em Consultoria ao seu cliente, mas não tem experiência como Consultor? Ou você sonha em trabalhar com Consultoria, mas não sabe como começar a captação de clientes de forma efetiva? Esse artigo é para você!

Me inspirei na pergunta de um dos meus alunos do IPOG! Inclusive, é lá que ministro um MBA, “Marketing: do Clássico ao Digital” – veja mais sobre o curso aqui.

O questionamento do aluno, Luiz Henrique, foi o seguinte: “Como posso demonstrar credibilidade e experiência sem ter nenhum trabalho em Consultoria?”. Excelente pergunta!


 

A primeira coisa que quero dizer é: não precisa se desesperar! Afinal, todo Consultor de sucesso também teve de começar em algum momento.

Agora, vamos às dicas? 🙂

Você é capacitado para atuar como Consultor?

Isso é o primeiro de tudo, e espero que não tenha se assustado com a minha pergunta. Mas preciso ser honesto com você –  e tenho certeza que você vai entender o meu ponto…

Obviamente, quando se está começando, suas experiências não precisam ser de Consultoria… Mas elas DEVEM ser da área em que você quer atuar como Consultor. Aqui, não tem discussão. Há certas competências necessárias ao consultor.

Como passar credibilidade em Consultoria sem ter experiência?
Eis um cara perfeito para ser Consultor de Física! Foto: Reprodução

 

Se você quer ser Consultor de Marketing, por exemplo, mas não fez nenhum trabalho relevante em Marketing, sequer estudou sobre o assunto de forma satisfatória… Não seja.

É dever do Consultor ser um profissional capacitado. Como você vai identificar problemas, prover conselhos, enfim, fazer o seu papel se você não tem noção do que está fazendo? Por isso, antes de pensar nessa hipótese, certifique-se de que você tem domínio sobre aquela área em questão. 

Explico mais sobre esse assunto no meu artigo “O que é e quem pode ser Consultor?”.

Agora, se você é um profissional capacitado na sua área e tem o sonho de ser Consultor, continue no texto. O próximo tópico é para você!

Como passar credibilidade em Consultoria sem ter experiência?

O Luiz Henrique se deparou com essa dúvida enquanto estudava a minha Checklist para Proposta Comercial de Sucesso (download gratuito aqui). Nela, um dos meus maiores conselhos para o Consultor é o de investir em “evidências” para reforçar sua capacidade e a qualidade dos seus serviços.

Mas aí vem o problema: e se eu NUNCA trabalhei com isso antes?

Se você atende ao primeiro requisito que falei, essa etapa é mais simples do que parece. Você pode demonstrar a sua capacidade exibindo as empresas para as quais você já trabalhou, em especial aquelas que se assemelham com a do cliente de alguma forma – como setor, produto, porte… Bingo!

Quando eu comecei, por exemplo, não tinha nenhuma evidência de Consultoria (claro, estava começando também!) – mas tinha experiências de Marketing que demonstravam minha qualidade enquanto profissional: já tinha trabalhado como diretor de Marketing da América Latina e Caribe no British Council, também trabalhei para o Sportv, o Cadê?, a CBTU…

Dessa forma, eu tinha evidências que comprovaram a minha capacidade de ser um Consultor de Marketing!

Como montar seu portfólio de consultoria

Agora que você já sabe como demonstrar segurança para os seus clientes, é a hora de montar seu portfólio.

Eu costumo apresentar os logos das marcas em uma página intitulada “Experiência e Portfólio”, sem muitos detalhes. Não me preocupo em apresentar detalhes minuciosamente – como regime de contratação, o que eu fiz ou deixei de fazer para a empresa.

Se for de interesse do seu cliente saber quais foram os serviços prestados, ele perguntará!

A única coisa que você deve se preocupar neste momento é selecionar bem as empresas que você irá apresentar. Saiba priorizar as experiências mais relevantes para elucidar a sua capacidade como Consultor.

Investir em Networking é essencial para a Consultoria!

Ter boas relações e referências profissionais pode salvar a sua carreira e te impulsionar a oportunidades inimagináveis. Muitos trabalhos, que eu consegui no começo da minha atuação enquanto Consultor, aconteceram por conta do Networking.

Não deixe de investir nessas relações, não subestime o poder delas. Isso é essencial para qualquer profissional, mas é definitivamente um boost para os Consultores.

 

Espero que meu artigo tenha respondido a essa dúvida do Luiz – e de muitos outros! Se quiser, pode falar comigo por meio das minhas redes sociais – Instagram, Facebook e LinkedIn – ou pelo formulário de contato no blog. Ficarei muito feliz em te ajudar!

Deixe um comentário