Você está visualizando atualmente As 3 Competências Essenciais do Consultor

As 3 Competências Essenciais do Consultor

Ser um Consultor de sucesso não é tarefa fácil.

Para além de precisar se esforçar em captar e manter seus clientes com frequência, é preciso ter algumas habilidades; competências específicas que o permitam exercer suas atividades em serviços de Consultoria.

A literatura de Gestão nos fornece o caminho para formação de um Consultor sólido, estruturado para atender a organizações e ajuda-las a superar seus desafios.

Com base em modelos consagrados acerca das competências necessárias para um gestor ou líder de sucesso, listo a seguir quais são as áreas necessárias para o profissional que busca se desenvolver como Consultor, independentemente de seu foco específico de atuação:

 

    • Competências Técnicas – são as habilidades que você adquire com a prática. Essa linha o ajudará a entender as razões pelas quais os Consultores tendem a ser profissionais mais experientes e maduros. Como sempre reforço, dificilmente um jovem com pouca vivência profissional conseguirá ter êxito nas atividades de Consultoria. É preciso acumular “horas de voo”.
    • Competências Interpessoais – nessa linha você precisará desenvolver suas habilidades sociais e de relacionamento. Conhecer a si mesmo (suas forças e fraquezas) é tão relevante quanto conseguir nutrir bons elos com seus clientes e outros stakeholders.
    • Competências Conceituais – são aquelas que você conquista e desenvolve com conhecimentos acadêmicos. A educação formal, sólida e bem embasada, separa o joio do trigo no mercado de Consultoria.

A soma destas três competências é a receita para o profissional bem sucedido na Carreira de Consultoria.

Na aula em vídeo, a seguir, explico cada uma das competências e demonstro como são aplicadas e a maneira como se refletem na prática, no dia-a-dia das atividades de Consultoria.


 

O vídeo pode ser complementado com alguns slides, que você poderá ver a seguir e também fazer download aqui.


 

Assista à aula, veja os slides, comente e compartilhe 😉

Se tiver dúvidas, pode sempre me acionar e ficarei feliz em responder às suas questões. Basta adicionar a hashtag #NinoResponde em seu comentário, em qualquer um de meus canais.

Você também irá gostar do post/vídeo sobre Como Começar sua Consultoria.

Sucesso hoje e sempre!

Este post tem 4 comentários

Deixe um comentário