O que é PEMD?

O que é PEMD?

Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital: de uma vez por todas e sem rodeios

Para você que já me ouviu mencionar “PEMD” inúmeras vezes, neste artigo/vídeo vou me aprofundar no tema. 

PEMD é a abreviação da minha metodologia de Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital. Trata-se da mesma metodologia que ensino em MBAs e Mestrados no Brasil e em Portugal, e que já apliquei em dezenas de organizações em diversos países, como Toyota, NFL, Ericsson, British Council, EDP, FNDE, MPF, Anvisa, entre tantas outras. 

Costumo dizer que, para que as metodologias funcionem em diversas contingências, elas devem ser flexíveis, adaptáveis e, acima de tudo, solidamente embasadas em teorias

Isso é de extrema importância, pois quando nos deparamos com metodologias sem validade científica, corremos muitos riscos de tomar decisões equivocadas. 

O PEMD é aplicável a organizações públicas e privadas, de diferentes portes, setores e focos de atuação

Os meus alunos, por exemplo, aplicam o Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital em inúmeros ramos, como o da nutrição, fisioterapia, outros profissionais liberais, microempresas, indústria, varejo, empreendedores, líderes de mercado etc.

Em outras palavras, o PEMD sendo uma metodologia científica, se bem aprendida e aplicada, certamente será essencial para se planejar estrategicamente o marketing de qualquer organização e em qualquer contingência

Agora que você já sabe o que é o PEMD e a importância de ser uma metodologia testada amplamente, além de seu embasamento científico, vou explorar as quatro fases do PEMD.

As Fases do PEMD

Normalmente, uma metodologia de planejamento tende a prever três grandes fases, que são:as-3-fases-do-PEMD

Entretanto, no PEMD, acrescentei uma etapa anterior a todas essas mencionadas. É o ponto de partida, que chamo de Setup. Vou te explicar…

Quando você começa o seu planejamento já com o diagnóstico e, eventualmente, alguma mudança acontece no cenário, a tendência é que se perca determinada informação e, sem dúvidas, tempo e dinheiro também serão desperdiçados.

Por isso, a Etapa 0 – Setup define exatamente qual será o objeto a ser estudado, ou seja, o que será diagnosticado: qual a marca-alvo, os competidores, os públicos, produtos, posicionamento, diferenciais e os canais de Marketing.

De maneira mais clara, o Setup do PEMD (Etapa 0) é o momento de se delimitar a abrangência e a profundidade do seu Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital. O resultado? Mais segurança ao empreender as auditorias/estudos do Diagnóstico e a garantia de maior credibilidade junto ao cliente.

Além disso, é justamente a abrangência e a profundidade do PEMD que irá afetar questões vitais, como o preço, o prazo e a complexidade do projeto.

Outra vantagem da Etapa 0 – Setup é a oportunidade que você tem de sair do backstage, lugar onde, normalmente, os consultores ficam em boa parte da Etapa 1 – Diagnóstico Estratégico.

No Setup, além de definir o objeto a ser estudado, você tem a possibilidade de apresentar insights preliminares, ou seja, pontos que já podem ser corrigidos ou criados pelo cliente. Isso dará a ele uma sensação de retorno no investimento. Você terá mais detalhes e exemplos aqui no vídeo.

Posteriormente, você irá realizar as demais fases, começando pelo Diagnóstico, que compreender as auditorias do Macro e do Micro ambientes, a Etapa 2 – Direcionamento Estratégico (definição de objetivos, os KPIs, estratégias e os fatores críticos de sucesso) e, por fim, a Etapa 3 – Plano Tático (incluindo todo detalhamento tático e operacional).

As 4 Fases do PEMD - Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital

Por fim, eu gostaria que você percebesse que as etapas estão interligadas e devem seguir exatamente essa ordem, da 0 até a 3.

Rapidamente, o Diagnóstico é a fase mais importante e custosa de todo o Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital. Entretanto, a que tende a ser mais valorizada pelo cliente é a última, o Plano Tático.

Fique atento para não trocar os pés pelas mãos e errar, seja por desconhecimento, seja por pressões da empresa.

 

Gostou do artigo? Espero que esse texto tenha ajudado a nortear seus estudos e te inspire a procurar cada vez mais pelo conhecimento na área. Caso queira compartilhar sua opinião sobre o tema de hoje ou falar sobre outros assuntos, não hesite em entrar em contato comigo pelos meus perfis nas redes sociais (Linkedin, Facebook e Instagram), ou pelo meu formulário de contato no Blog. Estarei à disposição para te ouvir e ajudar!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta