Você está visualizando atualmente Iniciando um projeto de Marketing? Faça as perguntas certas!

Iniciando um projeto de Marketing? Faça as perguntas certas!

Quais são as perguntas mais importantes a se fazer no início de um projeto de Marketing? Se essa é a sua dúvida então fica aqui porque esse é o tema do artigo de hoje.

Seja você um consultor, profissional de agência ou de uma empresa, há questões essenciais a se fazer no começo de um projeto de Marketing para que se possa entender muito bem o que será preciso para atender ao seu cliente.

Só que antes que essas perguntas sejam feitas, eu preciso te dizer que dentro da cabeça do cliente há um furacão de ideias, inseguranças e expectativas. Portanto, uma dica bastante importante é você transmitir segurança, conhecimento, empatia, confiabilidade e seriedade. A confiança é a base, o pilar, para qualquer relação.

Dito isso, aqui vão quatro perguntas que irão te ajudar nesse início:

1 – Quem é empresa?

Parece óbvio, mas essa questão é crucial nesse primeiro contato com o cliente. O que é a empresa? Qual é a história dela? O que faz? Por qual motivo existe? O que a faz se manter de pé? – são algumas das perguntas para entender mais sobre a organização. Isso o ajudará a conhecer de maneira mais profunda o negócio do seu cliente e permitirá que seja mais certeiro ao desenvolver o projeto.

As próximas três perguntas surgem como um desdobramento natural dessa primeira, ou seja, são esperadas que o cliente já as responda ou fale em seguida. Mas, caso isso não ocorra, é preciso que você siga questionando e buscando as respostas que necessita para iniciar o projeto de Marketing.

2 – Quais são os seus produtos?

Aqui estamos falando sobre o que a empresa vende: os produtos e/ou serviços do cliente. É preciso, ainda, que você entenda quais são os atributos desse produto/serviço, suas características e benefícios. Como ele é fisicamente, no caso de um produto? Quais são os diferenciais? Como é a forma, tamanho e conteúdo? Quanto custa? Há garantia e suporte técnico? Para que o produto serve? O que o serviço pretende sanar, ou como irá ajudar os consumidores?

3 – Quais são os seus públicos?

O público é o grupo de compradores de determinado produto/serviço. Atenção, aqui não estou falando em Persona (esse conceito o levará a equívocos e não é reconhecido na ciência de Marketing), mas no grupo de consumidores com características comuns e que adquirem ou consomem o produto/serviço da empresa que você está prestando consultoria.

Além disso, quando se fala em público ou para quem se vende, é preciso ter em mente que existem segmentos e que deles derivam os públicos-alvo. Ou seja, é fazer o básico de Marketing: Segmentação > Alvo > Posicionamento (SAP).

 4 – Quais são os seus concorrentes?

Quando o cliente for falar sobre a competição, é muito comum que você perceba vários elementos importantes sobre o contexto geral da empresa. Em outras palavras, há respostas escondidas, camufladas, que virão à tona a partir da análise dos concorrentes.

Por fim, eu posso te dizer que o projeto de Marketing começa com uma coleta grande informações que, posteriormente, vão sendo lapidadas, transformando-se em algo mais palpável e utilizável por você. Por isso, quanto mais você souber e puder extrair do cliente/empresa, melhor.

Espero que tenha gostado do tema de hoje e que essas perguntas te ajudem a desenvolver um projeto mais assertivo. Caso queira compartilhar a sua opinião ou falar sobre outros assuntos, não hesite em entrar em contato comigo através dos meus perfis nas redes sociais (Linkedin, Facebook e Instagram), ou pelo meu formulário de contato no Blog. Estarei à disposição para lhe ouvir e ajudar!

Este post tem um comentário

Deixe um comentário