Você está visualizando atualmente Destaques do principal evento de Transformação Digital do mundo

Destaques do principal evento de Transformação Digital do mundo

Nessa semana que passou estive, pela quarta vez seguida, no DES-Madrid. O evento certamente se consolidou como o principal do mundo na temática de Transformação Digital. Se você atua em Marketing ou área correlata, precisa estar lá!

Ao longo de três dias, foram quase 27 mil participantes e 500 palestrantes. Algumas das marcas presentes foram Deloitte, KPMG, IBM, Santander, Telefonica, Kyocera, Simens, Iberia, Novartis, IDC, Tesla, entre tantas outras. Com tantos palcos e ofertas excelentes de conteúdo, chega a ser difícil acompanhar (veja aqui a galeria de fotos)!

Nino Carvalho dá entrevista para a TV DES-Madrid 2019

Ministrei uma palestra do palco “Digital Planet” e falei sobre o perfil e papel do futuro líder de Marketing – “The Next Marketing Leader – are you there yet?”. Você pode baixar os slides aqui. Esta é a segunda edição consecutiva na qual atuo como speaker.

No DES 2018, além de palestra “The Rise and Fall of the Chief Digital Officer – CDO” (veja aqui na íntegra), também participei de um painel de debates com o tema “Marketing Landscape – how to bring order to chaos“, ao lado de Scott Brinker (Global VP Platform Ecosystem, HubSpot), Shane Shevlin (General Manager Europe, Iponweb) e Fernando Rivero (CEO, Ditrendia). Você também pode assistir ao debate na íntegra aqui.

Já agora em 2019, ainda tive a oportunidade de levar um grupo de quase 20 alunos do IPAM, a mais renomada escola focada exclusivamente em Marketing de Portugal. Os alunos aproveitaram muito: além da experiência internacional e os conteúdos, fizeram networking e geram posts e vídeos.

Turma do Global Bachelor in Marketing - IPAM

O papel do líder de Marketing

O evento é muito diverso e reúne C-levels e líderes de diferentes indústrias. A área focal, dentro do guarda-chuva de Transformação Digital, certamente foi dedicada ao Marketing e seus elos com Tecnologia (MarTech).

Logo no primeiro dia dei minha palestra, sob o título “The Next Marketing Leader – are you there yet?”. Passei a palestra em direto no meu Instagram e resumi os principais pontos na entrevista que dei para Karla Passeri, no vídeo abaixo:


 

A despeito do tema urgente, da provocação e conteúdos controversos que compartilhei, a repercussão foi muito positiva. Recebi feedbacks de profissionais de Portugal, Holanda, Angola, Espanha, Reino Unido e Israel, além de matérias nas referências no Brasil como o Digitalks, MidiariaMundo do Marketing.

Penso ser importante “chacoalhar” o líder de Marketing e fazê-lo refletir sobre suas decisões junto a suas empresas ou as de seus clientes. É preciso também se preparar hoje para o mercado de amanhã.

Foque na estratégia e perceba que as atividades maioritariamente ferramentais ou táticas serão, cada vez mais, mais baratas, comuns, acessíveis.

Também sugiro que assista à palestra sob o mesmo tema, que ministrei em Goiânia, a convite do IPOG: “Quem é o novo líder de Marketing nas organizações“.

As competências do Chief Marketing Officer – CMO

Nino Carvalho em palestra no DES-Madrid 2019

Ao final de minha apresentação, elenquei três competências essenciais para o CMO, ou seja, o último responsável por Marketing nas organizações. As competências principais são:

  1. Pensamento Estratégico – aprenda a perceber os impactos dos grandes movimentos sociais em seu mercado. Seja mesmo paranoico. Ao ver a aprovação de uma nova lei anti-imigração na Europa, as guerras comerciais internacionais ou ainda o fechamento dos pequenos negócios em seu bairro, reflita sobre como essas mudanças podem formar correlações, elos -de mais longo ou mais curto prazo- com seus negócios.
  2. Gerenciar Exceções – os robôs irão ignorar ou descartar exceções e a sensibilidade e treinamento do líder de Marketing o capacitarão a atuar nesses momentos. Identificar exceções e transformá-las em oportunidades de negócio é um talento necessário para o futuro CMO.
  3. Comandar e Compreender Robôs – o executivo de Marketing precisará saber entender e interpretar a digestão da big data por parte dos robôs e, então, ser capaz de traduzir os insights em comandos, ações para que os robôs performem conforme suas indicações. De modo propositalmente reducionista, os líderes de Marketing se resumirão a qualificados pilotos de vídeo game.

Você poderá aceder aos slides da palestra aqui.

Destaques do DES 2019

O evento claramente deu destaques claros a duas grandes áreas:

  • O papel e a função de Marketing no ecossistema da empresa – integração com as áreas de Recursos Humanos, Tecnologia, Comercial/Vendas, Customer Service etc, tanto em âmbito organisacional quanto ao montar equipas multidisciplinares.
  • A realidade inevitável da robotização nas organizações – os robôs já se tornaram normais em muitas tarefas e para muitos segmentos do mercado. É importante que o profissional de Marketing, dado seu papel inerente de agente de mudanças na empresa, equilibre as necessidades de se manter relevante e competitivo, com os impactos negativos potenciais da robotização na sociedade como um todo.

Falo mais sobre os destaques do DES 2019 no vídeo a seguir:


 

Prepare-se desde já para ir ao evento no próximo ano!

Já há datas: 19 a 21 de Maio 2020, em Madrid, na Espanha. Há sempre um grupo de cerca de 20 brasileiros que vão juntos e já percebi um claro aumento na presença de portugueses. Certamente uma oportunidade para ir além de um conteúdo world-class, criando novos laços e a estreitar seu network.

 

Este post tem um comentário

Deixe um comentário