Você está visualizando atualmente 5 Livros para o Consultor de Marketing Digital

5 Livros para o Consultor de Marketing Digital

Há um mês fiz um post/vídeo sobre os 5 Livros Essenciais de Marketing, e agora trago mais recomendações.

Dessa vez, sobre os 5 livros para o Consultor de Marketing Digital. Aquelas referências que irão concretamente fazer diferença em sua carreira de consultoria.

Semanalmente recebo pedidos de “bibliografia” ou “referências” para quem quer entrar no mundo da consultoria, ou para aqueles que já são consultores, mas querem ampliar seus negócios.

As cinco recomendações desse post, portanto, visam dar mais sustentação e solidez à prática da consultoria, especificamente para os que atuam na área de Marketing Digital.

Os pilares para sua Carreira de Consultoria

O sucesso na Carreira de Consultoria depende de como você irá performar nas competências essenciais do consultor.

Uma vez que esteja atuando em consultoria, entretanto, será essencial que sinta-se seguro para gerir seu negócio (conquistar e manter clientes) e realize excelentes entregas para seus clientes.

Para tanto, você precisará enveredar esforços para ser muito sólido nos três Pilares da Consultoria:

  • Serviços
    Consultoria é um serviço e, portanto, sua atuação como consultor (de novo – independente da sua área específica de atuação) será regida pelas teorias e conceitos da Gestão de Serviços, uma área majoritariamente explorada dentro do guarda-chuva de Marketing – embora, ironicamente, inexplorada ou pouquíssimo conhecida pelos profissionais de Marketing Digital…
  • Pessoas
    Sua equipe, parceiros, fornecedores e, naturalmente, seus clientes, são pessoas. Além disso, na consultoria, o cliente é coprodutor dos resultados. Dessa maneira, torna-se vital que você entenda muito bem como as pessoas “funcionam” no ambiente organizacional, seja como indivíduos ou em grupos.
  • Comercial
    Ter sucesso em conquistar e manter clientes está intimamente ligado com suas capacidades comerciais, especialmente as de negociação. Podemos olhar sob um prisma de que quase todo relacionamento se reduz a uma batalha comercial: converter o cliente, propor uma ideia nova, defender uma entrega, escolher um curso de ação… Portanto, é essencial que esteja muito bem estruturado em termos comerciais.

Esses três Pilares da Consultoria estão em harmonia com as recomendações dos 5 Livros para o Consultor de Sucesso. Detalhes a seguir e faço comentários mais aprofundados aqui no vídeo.

O principal diferencial do Consultor de Sucesso

O Consultor de Marketing Digital deve entender que a evolução de sua carreira depende muito mais de conhecimentos não-técnicos, ou seja, do que aqueles específicos do Digital, como plataformas, ferramentas ou tecnologias.

Acredito honestamente que meu principal diferencial como consultor sempre foi conhecer muito bem, ser muito bem preparado, no que tange a Marketing de Serviços.

Como sempre reforço, consultoria é um serviço. Portanto, você precisa compreender o que isso significa e quais as implicações práticas você vai sentir pelo fato de consultoria ser um serviço.

Uma das dicas que dou sempre aos alunos e colegas de mercado, diz respeito ao principal livro da área (veja abaixo e no vídeo).

Minhas 5 recomendações essenciais para o Consultor de Marketing Digital

As referências de cada livro estão logo abaixo.

Primeiro, falo de dois livros específicos da área de Marketing Digital. Depois, o livro central, de Marketing de Serviços. Por fim, dois livros complementares, relacionados aos outros dois Pilares da Consultoria: Pessoas e Comercial.

No vídeo a seguir, você terá alguns comentários sobre cada livro, para que saiba o que pode esperar e se é o livro/momento certo para você. Além disso, também dou minha sugestão acerca de qual seria a melhor ordem para ler os livros.


 

  1. Planejamento Estratégico de Marketing Digital (Miceli e Salvador, 2017)
    Livro com duas utilidades: você aplicará os conceitos na própria estratégia de Marketing da sua consultoria, e poderá também usar/vender/implementar o que aprendeu nos seus clientes. Particularmente, considero importante você conhecer o DSD (Diagrama de Soluções Digitais) – um modelo trazido e adaptado pelos autores em cursos que fizeram em Harvard, MIT e Stanford.
  2. Marketing de Conteúdo (Rez, 2017)
    Também com as duas utilidades (como falei acima). Esse livro é a referência número um em Marketing de Conteúdo em língua portuguesa. Publicado e best seller no Brasil e em Portugal.
  3. Marketing de Serviços (Zeithaml, Bitner e Gremler, 2014)
    Bem, esse eu indico em qualquer ocaisão, sempre. Pense nesse livro como seu “porto seguro de cabeceira”. É meu objeto de consulta periódica, sempre dando luz aos desafios que tenho junto a meus clientes e prospects.
  4. A Arte da Negociação (Wheeler, 2014)
    Considero o melhor livro de fundamentos no tema. O autor é parte da Escola de Negociação de Harvard (a melhor no mundo nessa área). Aqui você entenderá o que é e como trabalhar na prática estratégias e técnicas de negociação, que lhe serão úteis muito além das batalhas comerciais.
  5. Fundamentos do Comportamento Organizacional (Robbins, 2004)
    Outro livro vital, de cabeceira. Ouvi de um executivo de primeira patente, extremamente bem sucedido, o seguinte: “Nino, se eu aprendi algo na vida, é que os profissionais de sucesso são aqueles que sabem lidar e gerenciar pessoas”. A obra de Robbins trata de compreender as organizações. Mais que isso, em como as pessoas performam, “existem”, de forma individual ou em grupos nas empresas.

5 Livros para o Consultor de Marketing Digital

Outras recomendações de livros

(posts e comentários em vídeo)

Este post tem 4 comentários

Deixe um comentário