Você está visualizando atualmente Objetivos SMART: o que são e como fazer

Objetivos SMART: o que são e como fazer

Específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporizáveis: os objetivos SMART podem maximizar os resultados da sua organização a partir de passos mais definidos

Ao longo da minha carreira, percebo que muitos alunos, Consultores e até mesmo profissionais formados há anos em Marketing têm dificuldade em aplicar conceitos simples em seus trabalhos. Apesar de “fáceis”, são processos que demandam uma atenção especial – que certamente é recompensada ao fim de todo contrato. Um desses conceitos é o de objetivos Smart

Neste artigo, vou elucidar o que são, de fato, os objetivos Smart e como você pode aplicá-los ao planejamento estratégico de sua empresa ou cliente.

Tudo começa com um processo que você já conhece…

Quando uma organização olha para o futuro, ela terá que definir seus objetivos. Esta é uma etapa comum de qualquer planejamento estratégico. Aliás, normalmente, qualquer metodologia para Planejamento Estratégico de Marketing tende a se dividir em três etapas: Diagnóstico, Estratégia e Tática.

Objetivos SMART

Durante a fase da definição do direcionamento estratégico, você irá precisar definir os objetivos da empresa e os indicadores que irão guiar seu plano tático. E é nesse momento que o equívoco acontece: muitos profissionais desdobram esses objetivos da organização entre os departamentos – que, por sua vez, dividem ainda mais sua parcelazinha de objetivos entre as equipes, e por aí vai. Basicamente, uma matrioska de objetivos!

Objetivos Smart

Eu não recomendo essa subdivisão. Inclusive, não trabalho dessa forma. E mais: tentar traçar seus Objetivos SMART dessa maneira, será ainda mais desafiador.

A empresa tem apenas UM objetivo!

Entenda: os objetivos da empresa são UM SÓ! Isso mesmo, apenas um: lucro. Não fique preso pensando nos “objetivos de Marketing”, ou de Financeiro, de Gestão de Pessoas… isso só vai dificultar a sua vida e reduzirá as possibilidades de sucesso de seu Planejamento Estratégico.

Por exemplo, uma empresa privada tem o objetivo de trazer lucro para os acionistas (donos etc.), certo? Esta é, então, a meta principal. Sempre! Pense comigo: se a organização não conecta esse objetivo com as táticas das redes sociais, como os social media podem trabalhar efetivamente para o retorno financeiro?

Eles saberiam explicar o reflexo das curtidas do Facebook nessa meta? Se o único objetivo é aumentar o engajamento, muito provavelmente eles não teriam essa capacidade. É uma distância monumental entre a operação e a direção estratégica que a empresa quer tomar.

Tenha em mente que objetivos são diferentes de táticas (e, não custa reforçar, também há distinções entre estratégia e tática). Ter X curtidas nas redes sociais não deve ser a meta final de um profissional e pronto, acabou. A meta dele precisa se relacionar com o organizacional, com o todo. O número de likes é apenas uma tática para que a empresa trilhe esse caminho!

Há exceções, claro…

Cada caso é um caso. Apesar de eu ter uma posição muito firme quanto à definição de objetivos, reconheço que, em dados momentos, podemos focar nossos esforços a outras necessidades pontuais da empresa.

Por exemplo, quando uma empresa está começando a trilhar o mercado de trabalho, talvez caiba ter um objetivo como “fazer um site”. Podemos considerar alguns pequenos objetivos, que apelidei carinhosamente de “arrumar a casa”.

Ter um site definitivamente não é o fim de uma empresa. O objetivo final dela é aumentar os lucros. Mas, se para isso, ela precisa de um portal online, ele pode se tornar um objetivo de curto prazo.

O mesmo vale para as redes sociais. Se você precisa de mais engajamento online para ter mais retorno financeiro, reduzir custos ou qualquer outro motivo, elas podem, sim, ser seu palco de metas por um tempo. Isso só não pode durar para sempre.

Afinal, o que são os Objetivos SMART?

Essa é a parte fácil 😉

Os Objetivos Smart são aqueles que possuem cinco características: são específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes/realistas e temporizáveis – ou seja, limitados por um período de tempo.

Aplicar o conceito de Objetivos Smart à sua organização é uma abordagem que irá deixar os objetivos muito mais úteis, compreensíveis e, principalmente, auditáveis. Se você tem dificuldades para prestar contas, esta é uma ótima forma de definir horizontes para que possa buscar os resultados esperados de seus funcionários.

Um bom planejamento estratégico não é aquele com uma estrutura complexa ou extremamente aprofundado, mas sim que traz resultados reais, palpáveis. Estabelecer Objetivos Smart significa trabalhar de maneira mais clara, coerente e rastreável. Uma forma simples de otimizar o seu trabalho – e aumentar seus ganhos!



Está vendo como alguns processos não precisam ser tão complicados? Se você se interessa por Objetivos Smart, pode ser que queira saber mais sobre os principais erros na Análise SWOT.

Ficou com alguma dúvida? Se quiser, pode falar comigo por meio das minhas redes sociais – Instagram, Facebook e LinkedIn – ou pelo formulário de contato no blog. Ficarei muito feliz em te ajudar!

Deixe um comentário