Você está visualizando atualmente O que influencia o preço do Planejamento Estratégico

O que influencia o preço do Planejamento Estratégico

Antes de entrar, especificamente, naquilo que influencia o preço do Planejamento Estratégico, vamos refletir sobre o seguinte …

O Planejamento Estratégico está em nossa vida, no nosso dia-a-dia.

Inevitavelmente, toda organização (seus departamentos, equipes e projetos) trabalha com base em algum tipo de planejamento. Além disso, certamente é um dos serviços mais vendidos por agências, consultorias e outros fornecedores.

Entretanto, seja na hora de comprar, de vender ou de executar as atividades, você saberia pontuar exatamente o que influencia o preço do Planejamento Estratégico?

Esse tema será tratado neste artigo e você poderá assistir a um resumo em vídeo aqui.

Um Case de Planejamento Estratégico

Para exemplificar este artigo, vou utilizar a Metodologia PEMD (de Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital), que desenvolvi em meados dos anos 2000 e venho aprimorando desde então.

Essa metodologia é ensinada há muitos anos em programas de Pós-graduação e de MBA na Fundação Getulio Vargas (FGV), em três cursos que atualmente coordeno no IPOG em todo o Brasil, Ilumno/UVA e Facha/IGEC. A partir de 2018, também comecei a passá-la a meus alunos em Portugal, nos cursos de Global Bachelor in Marketing, Global Master in Marketing e Mestrado em Marketing do IPAM, a principal escola de Marketing do país.

Adicionalmente, é o mesmo PEMD que adoto junto a clientes de diversos países em minhas consultorias. Apliquei a metodologia em organizações como Toyota, NFL, Embratel, Souza Cruz, MDS Group, Aperam South America, Anvisa, Ministério Público Federal, entre tantas outras.

Há mais sobre a Metodologia de Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital aqui. Adicionalmente, preparei um ebook gratuito, em parceria com a agência portuguesa OUTMarketing, onde trato do Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital, utilizando a metodologia PEMD – a mesma que uso em meus clientes e ensino a alunos de diversos países há muitos anos.

Clique aqui para ter acesso gratuito!

As partes envolvidas

Há diversos agentes que podem estar envolvidos nas relações de um projeto de Planejamento Estratégico, a depender da perspectiva.

  • PEMD como um produto
    Nesse caso, há um fornecedor (mais comumente, uma consultoria ou uma agência) que oferece o PEMD em seu portfólio de produtos. O comprador quase sempre é uma organização (de qualquer porte, setor, pública ou privada etc).
    .
  • PEMD como projeto ou atividade da empresa
    Aqui, nesse cenário, a equipe de Marketing da organização irá fazer, ela mesma, o projeto de Planejamento Estratégico.

Em ambos os casos, serão os mesmos fatores a influenciar nos recursos consumidos pelo PEMD.

O que influencia no preço do Planejamento Estratégico

Em qualquer um dos casos acima, o Planejamento Estratégico sempre demandará investimentos não apenas financeiros, mas também de tempo.

São dois grupos de variáveis que irão influenciar o PEMD ser mais ou menos caro, e levar mais ou menos tempo para ser entregue: a abrangência e a profundidade do Planejamento.

Retomando, na primeira alternativa (PEMD como um produto), o consultor irá oferecer o serviço para o cliente e, naturalmente, precisará fazer um orçamento, ou seja, irá cobrar por esse serviço.

Nesse caso, o consultor irá precificar o PEMD com base na abrangência e na profundidade do projeto.

Na segunda hipótese (PEMD como atividade da empresa), ainda que esteja usando os próprios recursos humanos da organização (ex.: a equipe de Marketing), também a abrangência e a profundidade deverão ser levadas em consideração, com visas a deixar claro qual esforço a empresa terá.

O que está compreendido nas duas variáveis que impactam no preço do PEMD

Um resumo do que influencia no preço do Planejamento Estratégico e de todo seu projeto está cá neste vídeo:


 

Uma vez que os investimentos do Planejamento Estratégico são dependentes do quão abrangente e quão profundo é o projeto, é importante compreender o que compõe ambas as variáveis:

  • Abrangência
    O PEMD pode ser mais ou menos abrangente de acordo com o que será contemplado no escopo do projeto, especificamente no que tange a três áreas: marca focal (institucional, um produto específico), número de competidores e número de canais de Marketing tratados

    Por exemplo, um PEMD que contempla análises e recomendações de cinco canais em um ambiente com três competidores, é mais barato e rápido do que um projeto com oito canais e cinco marcas concorrentes.
    .
  • Profundidade
    O PEMD pode ser mais ou menos profundo de acordo com o volume e detalhamento de análises e posteriores recomendações que estão previstas no projeto. Irá variar conforme a quantidade e a sofisticação nos pormenores das auditorias dentro das três áreas abrangidas.
    .
    Por exemplo, se o PEMD contemplar muitas variáveis a se analisar em cada canal, amostras maiores de dados, mais simulações, mais variedade de relatórios, enfim, mais estudos pormenorizados, naturalmente demandará um investimento de tempo e orçamento maior.

Adicionalmente, é importante que você entenda (seja no papel de consultor ou de estrategista) que há uma etapa em especial do PEMD que pode chegar a consumir mais prazo e investimentos financeiros do que a soma das demais etapas.

Onde está o verdadeiro peso em um projeto de Planejamento Estratégico

Comumente, as metodologias mais adotadas em um Planejamento Estratégico dão conta de três etapas básicas: Diagnóstico, Definição de Objetivos e Plano Tático.

Essas fases são muito conhecidas no mundo executivo da seguinte forma:

Etapas do Planejamento Estratégico - PEMD - Nino Carvalho

Como terá percebido, na Metodologia PEMD, adicionei uma etapa preliminar: Setup, que diz respeito à definição do que será tratado ao longo do projeto, bem como suas limitações (você pode estudar mais sobre o PEMD aqui).

Modelo PEMD - Nino Carvalho Consultoria - 2019

Independente da metodologia que adotar, sempre a fase mais custosa, demorada e demandante de qualquer Planejamento Estratégico será a do Diagnóstico (Onde Estamos).

É nessa etapa que você irá conduzir as diversas auditorias (do micro e do macroambiente – veja uma mini-aula aqui) e, para tanto, precisará utilizar recursos (tempo/orçamento) em atividades como:

  • Entrevistas a executivos
  • Coleta e análise de dados
  • Preparação de diversos reports
  • Compra de ferramentas/software
  • Eventual contratação de outros consultores, especialistas e frilas
  • Estudos sobre o mercado e a empresa
  • Aplicações de pesquisas
  • Entre tantas outras

Portanto, quando precisar conduzir, comprar ou vender um Planejamento Estratégico, tenha em mente que a duração e o preço/custo do projeto obedecerá à lógica:

  • Etapa mais custosa/demorada/demandante: Diagnóstico Estratégico (Onde Estamos)
  • Quanto mais abrangente e profundo o projeto, de mais recursos irá necessitar

Você também poderá gostar de:

Este post tem 2 comentários

  1. Gilson Kukiel de Oliveira

    Qual a média de hora de consultoria para pequena empresa? consultoria que abranja vendas e marketing.

Deixe um comentário