Você está visualizando atualmente Webinar: Viver, Estudar e Trabalhar em Portugal

Webinar: Viver, Estudar e Trabalhar em Portugal

Mesmo sem ter consciência, minha mudança para Portugal começou ainda em 2013.

A vida estava muito boa em diversos aspectos: era o Coordenador dos programas de MBA e de Pós-MBA em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas (à época, o principal MBA na área em todo o Brasil), tinha muitos clientes premium de consultoria, estava sempre dando entrevistas para veículos consagrados, viajava pelo país todo e comprava o que queria sem sequer me preocupar com o preço.

Mas essa não era a vida que queria

Faltavam algumas coisas essenciais – mais qualidade de vida, ficar mais em casa, ter mais tempo com a famíliadormir mais e cuidar mais de mim, por exemplo.

No final de 2013, o destino me deu três alertas. Uma notícia muito boa e outras duas muito ruins:

  • A parte boa – tive a notícia de que iria ser pai de meu primeiro filho!
  • Na sequência, soube que tinha um tumor no rosto
  • A pior veio por último – em uma de minhas breves paradas em casa, entre uma viagem e outra, minha esposa me deu um ultimato. Ela não sabia que havia casado com um workaholic que mal parava em casa, chegando a passar ridículos 38 dias seguidos fora, em viagens (no total daquele ano, fiquei fora de casa por 193 dias!!).

A Vida em Portugal

A história foi se ajustando e em meados de 2015 vim conhecer as cidades e as universidades em Portugal.

Quando pisei na estação de trem de São Bento, no Porto, não tive dúvidas e escolhi essa cidade para me mudar de mala e cuia (com direito a trazer os cachorros e tudo mais!). Minha família chegou em Dezembro daquele ano.

Porto - Portugal
Cidade do Porto, em Portugal, vista na perspectiva de Vila de Gaia

 

Foram alguns altos e baixos desde então

A parte mais fácil foi deixar o foco financeiro em segundo plano. A mais difícil, vencer as barreiras para me posicionar no mercado português, tanto como Consultor quanto como Professor.

Ao longo desses quatro anos aprendi muito e, pelo menos duas vezes por semana, alguém me procura para saber como é viver aqui, como se faz para vir trabalhar, quais os melhores cursos, se vale a pena deixar tudo no Brasil e migrar para essa “aventura”…

Foram inúmeras horas conversando com esses “aspirantes a imigrantes” e, agora, achei que seria mais útil e produtivo fazer um webinar, compartilhando minha experiência e tentando ajudar outros a trilhar esse percurso, tão maravilhoso quanto desafiador.

Avalie e estude as possibilidades!

Você vai achar muita informação buscando no Google, Blogs, YouTube, grupos no Facebook… eu mesmo investi horas a fio estudando como seria a vida por aqui, naturalmente.

Entretanto, para além de ter perdido muito tempo com conteúdo errado ou pouco útil, viver na pele me ensinou muitas coisas que não vi online (ou que os outros não queriam dizer).

Assim, minha promessa para esse webinar é que vou passar tudo que julgo ser essencial para ajudá-lo a refletir sobre sua eventual vinda para Portugal, seja estudando ou trabalhando (ou ambos!), com ou sem família.

Em particular, o que tenho para compartilhar é especialmente valioso para aqueles que são de áreas ligadas ao Marketing, Digital, Comunicação ou relacionadas (RP, Publicidade, Jornalismo, Tecnologia, Design…).

Nesse webinar, você irá aprender sobre:

  • Como é viver em Portugal – prós e contras
  • Como evitar erros comuns e assegurar uma transição suave e bem sucedida
  • Como é a oferta educacional, particularmente em cursos de Pós, Mestrado e Doutorado
  • Como é o mercado (com foco nos campos que mencionei anteriormente) e como fazer para conquistar uma posição em uma empresa ou mesmo montar seu próprio empreendimento
  • Também pretendo tirar todas as dúvidas que você possa ter 😉

Tudo isso sem filtros, de forma muito honesta e transparente.

Assista ao Webinar agora mesmo:

Deixe um comentário