You are currently viewing Como surgiu o Marketing? Quem o criou e quais as origens?

Como surgiu o Marketing? Quem o criou e quais as origens?

Eis uma das perguntas mais feitas no Google: Como surgiu 0 Marketing? Quem criou? Quando e como ele começou?

Acabe com qualquer dúvida agora mesmo!

Sempre fui um entusiasta da história das coisas. Essa curiosidade me levou a definir meu objeto de estudo em Marketing: a sua história. O interesse intelectual sobre como surgiu o Marketing se tornou uma grande paixão, e minha dissertação de Doutorado tem o foco particular na História do Pensamento de Marketing de Serviços, onde proponho uma diferente versão para o surgimento dessa subdisciplina do Marketing (mas isso é papo para outro post ;-)).

Bem, desde então, ao longo do meu aprendizado – acadêmico e prático -, notei diversos equívocos relacionados a esse assunto, sistematicamente disseminados no mercado. Perguntas como: qual a origem do Marketing, quem o criou, de onde vêm seus principais conceitos… recebem respostas erradas nos principais blogs / fazendas de posts em português.

Para descobrir como surgiu o Marketing, primeiro é importante entender que o Marketing é uma área relativamente nova, estudada formalmente há pouco mais de um século. Esta juventude, atrelada ao fato de o Marketing ser um combinado de diversas áreas (como Economia e Psicologia, por exemplo), o torna frágil e muito suscetível a ataques de desinformação.

Por isso, neste artigo (e no vídeo), me empenhei em desmistificar os maiores erros relacionados à história do Marketing – erros estes que são difundidos indiscriminadamente até nos sites mais respeitados da área. Estou certo que estes conhecimentos podem mudar completamente a maneira que o Marketing é visto – e até mesmo praticado – hoje em dia!

Primeiro de tudo: não, o Marketing não surgiu na década de 1950

Este tópico pode ser um balde de água fria para muitos… Mas é fato: o Marketing não surgiu na década de 50 – e muito menos foi criado pelo Kotler! 

Estas duas informações, apesar de muito difundidas, são completamente equivocadas – mas ainda assim são compreensíveis. Nem seria possível! O Kotler ganhou nome a partir da década de 1960 e foi só em 1967 que “bombou” com o artigo Broadening the Concept of Marketing e a primeira edição do livro Administração de Marketing (o livro, em três volumes, foi lançado em 1974 no Brasil).

O senso comum de que o Marketing nasceu na década de 1950 pode ser explicado pela estruturação do mercado, em níveis nacional e internacional, nesse período. A explosão dos shopping centers e das grandes lojas de departamento, bem como o crescimento de multinacionais norte-americanas ajudaram na disseminação e no início da popularização do Marketing em diversos países. O período foi, sem dúvidas, muito relevante aos estudos do Marketing.

No Brasil, o Marketing de fato ganhou corpo nessa época, particularmente em parcerias entre professores da FGV e dos Estados Unidos, como da Universidade de Harvard. Em Portugal, a estruturação viria cerca de 30 anos depois, em 1984, com o primeiro curso de Marketing no país, ministrado no Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM).

Outra dúvida muito recorrente é sobre a criação do Marketing.

Apesar de ser uma grande influência para a área, Kotler não pode ser considerado o criador do Marketing. Na verdade, ainda que Kotler talvez seja um dos “pais” do Marketing, a disciplina possui vários outros estudiosos como “avós”, pessoas que colaboraram para a sua estruturação. Estes estudiosos surgiram de diferentes escolas, como nas universidades da Pensilvânia, Michigan, Ohio, Wisconsin e em Harvard, todas nos Estados Unidos.

Entende-se que a formalização do Pensamento de Marketing tenha iniciado em 1902, então, para entender como surgiu o Marketing, você vai certamente esbarrar em alguns dos “avós” da área como Edward Jones, Litman, Paul Converse, George Fisk, Hagerty, Comish (tenho vídeo), Arch Shaw, Cherington, Copeland, Tosdal, Maynard, Weld, entre outros.


 

Agora que você já sabe como o Marketing não surgiu, vamos ver mais sobre as origens do Marketing…

 

Então, quando e como surgiu o Marketing?

O Marketing existe desde os primórdios das civilizações. Existem registros e pesquisas de grandes estudiosos da História do Marketing que apontam práticas rudimentares de Marketing ao longo de toda o passado da história humana.

 

Como surgiu o Marketing?

 

Alguns profissionais identificam o Marketing nos mais diversos contextos: em textos bíblicos, em jogos de gladiadores, nos discursos dos filósofos antigos etc. Todas essas práticas lapidaram conceitos que hoje são muito discutidos na área, como comportamento do consumidor, ética, competição etc.

Este período do Marketing, uma espécie de “pré-história”, é considerado o tempo de estudo das Práticas do Marketing.

Depois, temos os estudos do Pensamento de Marketing, quando o campo finalmente foi formalizado. O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça).

Então, é possível entender como surgiu o Marketing! Basicamente, pode-se enxergar duas maneiras:

  • Desde o início das civilizações – a “pré-história” da área, que chamamos de Práticas de Marketing
  • Desde a sua formalização, em 1902, quando iniciou a “história” da disciplina, que chamamos de Pensamento de Marketing

Fique atento – e nunca deixe de pesquisar sobre – a estes fatos quando direcionar seu olhar para a História do Marketing. Certamente, essa visão diferenciada e correta pode te ajudar a evitar muitos erros cometidos, tanto em práticas quanto em pensamentos ligados à área de Marketing.

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário