Você está visualizando atualmente Qual o principal problema do Marketing?

Qual o principal problema do Marketing?

  • Categoria do post:Marketing

Você sabe qual é o maior problema encontrado, atualmente, no mercado de Marketing? Aqui cabe falar também sobre o que impede os profissionais de Marketing de se destacarem ou por qual razão o Marketing ainda não ganha muito espaço nas empresas.

As respostas para essas perguntas não são tão claras ou concretas quanto se pode imaginar.

Fórmulas mágicas não existem. O que eu considero o mais grave e que impede o Marketing de se desenvolver de maneira eficaz está relacionado justamente à má formação dos profissionais, à falta de oferta de pessoas qualificadas atuando no mercado – seja por parte de fornecedores ou de compradores de serviços de Marketing.

Somado à oferta limitada de bons profissionais, as empresas estão cada vez mais exigentes e com menos recursos. Um dos resultados é o surgimento de “gurus” e de pessoas que utilizam o Marketing de maneira completamente equivocada.

Para nós que estudamos há anos sobre as práticas de Marketing, sobre o que é e como é feito o Marketing, é frustrante ver o crescimento do espaço tomado por “fake news” e por pessoas mal preparadas.

Em resumo, você e eu, que atuamos em Marketing, nos encontramos em uma disputa triste e desigual com esse tipo de ruído dos mal competidores.

Michael Porter, um dos “papas” da Estratégia, diz que a pior coisa para o mercado são os maus competidores. Isso porque eles tiram o seu espaço e fazem com que você tenha que cobrar menos pelo seu trabalho já que o cliente foi instruído a achar que o Marketing é algo simples, raso e que todo mundo faz.

competidores marketing

Quando seu cliente ou chefe se deparar com conceitos disseminados pelos “gurus”, o meu conselho é que você converse e explique que não é possível alguém com pouco conhecimento e mal preparado consiga desempenhar o mesmo papel e apresentar os mesmos resultados de um profissional que investe em capacitação executiva e acadêmica por tantos anos.   

Em consequência disso, um segundo conselho que eu te dou é não deixar de estudar, de pesquisar, de se aperfeiçoar. Os seus diferenciais serão justamente o que te tornarão mais atraente que os concorrentes e o que te ajudará a ter mais chances no mercado.

Por isso, para você que trabalha com Marketing -e estudou para isso- também é seu papel ajudar no combate aos maus profissionais. O motivo é simples, esse tipo de prática errônea afeta a todo o mercado. O certo, o desejável, seria podermos concorrer com competidores verdadeiramente competentes. A competição positiva eleva o nível do mercado e todos saem a ganhar.

Conto com você para ajudar a nivelar por cima, a elevar o nível do debate. Caso queira compartilhar a sua opinião ou falar sobre outros assuntos, não hesite em entrar em contato comigo através dos meus perfis nas redes sociais (Linkedin, Facebook e Instagram), ou pelo meu formulário de contato no Blog. Estarei à disposição para lhe ouvir e ajudar!

Deixe um comentário